Cardápio do 14º Festival Gastronômico de Pomerode

Terça-Feira, 03 de Julho - Faltam poucos dias para o 14º Festival Gastronômico de Pomerode, evento consagrado que reúne restaurantes da cidade no Parque Municipal de Eventos. De 4 a 15 de julho, mais de 20 estabelecimentos vão servir pratos da cozinha alemã, mas com pitadas de inovação.

O tema da edição de 2018 é A Nova Cozinha Alemã. O desenvolvimento do cardápio levou vários meses e envolveu profissionais dos restaurantes e produtores de alimentos participantes.

Além de influências trazidas de viagens à Alemanha e muita pesquisa, o trabalho contou com treinamentos e workshops ministrados pelo chef Rodrigo Martins, consultor de restaurantes renomados Brasil afora. As capacitações integram o projeto Pomerode Experience, uma parceria da Associação Visite Pomerode (Avip) com o Sebrae/SC.

Um dos restaurantes, por exemplo, oferece uma releitura do tradicional marreco assado, que vira recheio de Klössen (massa alemã parecida com nhoque), servido em cama de repolho roxo e purê de maçã. Outro traz a tilápia, peixe tradicional no Vale Europeu, grelhada com gergelim ao molho Witbier e raspas de laranja.

Os laticínios fabricados em Pomerode também fazem parte dos pratos desenvolvidos, como no queijo camembert empanado e frito, acompanhado de salada de folhas e flores comestíveis e molho de mostarda e mel, servido com pão artesanal integral.

Este ano o festival também terá pratos, sobremesas e sucos naturais para os visitantes com restrições alimentares. Quem prefere os pratos tradicionais da cozinha alemã não precisa se preocupar: Eisbein, Schnitzel e todos os outros clássicos continuam no cardápio.

Segundo Eliana Czaschke, diretora da Associação Visite Pomerode, organizadora do evento, a experiência gastronômica não se resume ao preparo das receitas.

“Somos uma exceção dentre os festivais por servirmos em pratos de porcelana, talheres e cálices de verdade, em mesas bem postas com toalhas e serviço de garçons e limpeza sempre muito atento. Temos cuidado para criar um ambiente aconchegante, com música em volume baixo, iluminação intimista e aquecedores para quebrar o friozinho, pois tudo isso faz parte do prazer à mesa”, explica Eliana.

O Festival Gastronômico de Pomerode também oferece ao público apresentações musicais de artistas locais e apresentações dos grupos folclóricos Lustige Senioren, Alpino Germânico, Edelweiss, Pomerano e Alpen Bach.

14º Festival Gastronômico de Pomerode
De 4 a 15 de julho
Segunda a quarta-feira – 18h às 23h
Quinta a sexta-feira – 18h às 24h
Domingo – 11h às 16h

Quinta a Domingo – R$10
Demais dias – entrada gratuita

Fonte: Avip

AGENDA DE EVENTOS

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

09/01/2019

36ª Festa Pomerana

O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada na segunda quinzena de Janeiro, no aniversário da cidade.

21/03/2019

11ª Osterfest

A cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.