Pomerlamm Fest acontece em agosto

Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil e faz jus à fama, visto que a maioria dos seus descendentes é de origem alemã. Porém, mesmo assim, também abriga outras tradições que atraem milhares de turistas todos os anos. Um dos eventos mais conhecidos e que, na edição deste ano, deve receber cerca de 15 mil visitantes, é a 7ª Pomerlamm – Festa do Borrego, que vai acontecer nos dias 19 a 21 de agosto, no Pavilhão de Eventos. A festa é uma organização dos criadores do Testo com o apoio da Associação Visite Pomerode. O objetivo da festa é de preservar as tradições e apresentar ao público apreciador uma gastronomia típica com pratos à base de cordeiro e também alemã.

Além disso, segundo Edson Baehr, que faz parte da comissão organizadora, é importante frisar que se trata de uma festa voltada para a família. “Teremos atrações para todas as idades. Queremos que as famílias se divirtam juntas na nossa festa”, declara. Paralelamente às diversas atrações que haverá para os adultos, também faz parte da programação um parque de diversões para os pequenos. Além disso, haverá exposição de animais e dois grandes bailes com a presença das bandas Garotos de Ouro e Corpo & Alma.

Borrego - Você sabe qual a diferença entre cordeiro, borrego e carneiro? Na verdade, trata-se do mesmo animal, em idades e gêneros diferentes. A carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e muito consumida na Europa. Apresenta o mesmo valor calórico da carne bovina, mas tem uma vantagem: é mais digestível. De acordo com a idade, a carne apresenta diferentes características e, por isso, tem algumas classificações. O mais novo e apreciado é o cordeiro, que tem até sete meses de idade, independentemente do sexo. A carne é de textura lisa e sua coloração é rosada. A seguir, vem o borrego, entre sete e 15 meses. A carne ainda é macia, mas a cor já é mais forte, avermelhada. A terceira classificação é o capão. Trata-se do macho com mais de 15 meses, castrado ainda quando cordeiro. A coloração da carne é vermelha intensa.

As duas outras classes são a ovelha – fêmea adulta com idade acima de 15 meses – e o carneiro – macho adulto, não castrado, com idade superior a dois anos. A carne já não é mais tão atraente porque é mais dura, apresenta uma gordura amarelada e o sabor é mais acentuado. As carnes de ovelhas e carneiros são mais utilizadas para o preparo de embutidos. Esta carne combina com diversos acompanhamentos e faz casamento perfeito com o vinho.

Foto: Pomerlamm Fest
Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

09/11/2018

Exposição de Orquídeas de Pomerode

No local, além da exposição e premiação, há venda de plantas nacionais e estrangeiras, orquídeas, das mais distintas espécies....

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

30/11/2018

Volksfriends

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas, o maior encontro de SC!