Portal Turístico Sul

Sexta-Feira, 29 de Maio - Falou em Pomerode, a primeira imagem que vem à cabeça é um portal, grande, majestoso, de tijolos a vista e com duas torres altas. Um local que é a primeira imagem da cidade. O Portal Turístico Sul é extremamente conhecido por ser a porta de entrada para o município.

Símbolo da cidade, o Portal Turístico Sul foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas.

Além de conhecer mais sobre o município, no Portal Sul é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães, comprar artesanato local ou ainda alugar uma bicicleta para passear pelas ruas da cidade.

O Portal Turístico Sul foi fundado em 18 de maio de 1991. A iniciativa foi do então prefeito do município, Henrique Drews Filho. Hoje, ele ainda é o único com suas características arquitetônicas no mundo, conforme explica Maria Izilda. "Ele é o único em seu molde no mundo. Não existe outro igual a ele. Diferente do Portal Turístico Norte, que é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Já o Portal Turístico Sul é exclusivo. Esse é um grande diferencial".

Ela explica ainda que o Portal foi construído para ser a identidade do povo pomerodense e da cidade em si. "O Portal Sul foi construído com o objetivo de ser um local atrativo para que os turistas pudessem encontrar informações sobre a cidade e seus pontos turísticos. Um local que fosse acolhedor e que mostrasse a essência do seu povo. Por isso ele foi construído com base na arquitetura enxaimel e decorado com o que Pomerode tem de melhor, como flores, artesanato, entre outras características". 

No ano passado, o Portal Turístico Sul recebeu o Certificado de Excelência do site TripAdvisor, mostrando que o lugar realmente é sinônimo de qualidade e confiança. "O Portal Sul recebeu este prêmio em 2014 e ele foi muito comemorado. Sabemos que isso é reconhecimento pelo trabalho que é feito e espera-se continuar assim", conta.

Comemoração em dose dupla - Junto com o Portal Sul, a Associação dos Artesãos de Pomerode também completa seu aniversário este mês. "Os dois foram criados praticamente juntos e a Associação também completou seus 24 anos. Ela engloba a maioria dos artesãos aqui da cidade e é muito importante para o município. Ao todo, são 139 artesãos ligados à Associação", conta Maria Izilda.

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

09/01/2019

36ª Festa Pomerana

O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada na segunda quinzena de Janeiro, no aniversário da cidade.

21/03/2019

11ª Osterfest

A cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.