O mais novo habitante do Zoo Pomerode

Depois dos três filhotes de Flamingos, o Zoo Pomerode ganhou mais um novo habitante, neste fim de semana, na madrugada de sábado para domingo, dias 03 e 04 de março.

 Se trata de um filhotinho de hipopótamo.  Ele nasceu com, aproximadamente, 20 quilos, entre 60 e 80 cm de comprimento. E agora ele ficará sob os cuidados da mãe, que não deixa nenhum dos outros três animais do recinto chegarem perto do filhote. E por isso, a equipe do Zoo não conseguiu definir, ainda, qual é o sexo do bebê hipopótamo. 

 Isso faz parte do processo de amamentação do animal, que acontece debaixo d’água. O biológo do Zoo Pomerode, Claudio Maas, explica que no primeiro mês, o filhote permanecerá a maioria do tempo dentro da água.

“A mãe ficará o tempo todo ao lado do filhote nessa e na próxima semana, sempre afastada dos outros hipopótamos do recinto. O filhote precisa se fortalecer um pouco antes de sair e, para não se machucar, a mãe o mantém cercado para não ficar próximo dos outros animais. Logo após umas duas semanas, ele já começa a sair da água, acompanhado da mãe, e volta a se reintegrar com os outros três hipopótamos que fazem parte do recinto”, explica o biológo.

E 2018 está sendo um ano fértil no Zoo Pomerode. Além do filhote de hipopótamo, outros 23 animais nasceram no local. E já há novos bebês animais esperando na fila para virem ao mundo.

“Estamos aguardando, em breve, mais um nascimento de uma geração de Mico-Leão-Dourado. E isso é importante, pois Pomerode possui um dos 12 zoológicos que mantêm esses animais. Já tivemos dois episódios de nascimentos, com quatro animais que, hoje, estão bem. E para a equipe é importante, pois o Mico-Leão-Dourado é um animal que está em extinção, então, esses nascimentos acabam agregando e ajudando essa espécie a sobreviver, o que chamamos de população backup, complementa Maas.

E se você quer visitar e ver os animais de pertinho, visite o Zoo Pomerode, que abre diariamente, das 08h às 18h. 

Você sabia?

• O hipopótamo pode chegar a 4,5 toneladas e medir, aproximadamente, 4,30m de comprimento. Sua pele é grossa e nua, exceto nos lábios, orelhas e extremidade da cauda. Sua cabeça é grande e seu lábio superior cobre o inferior por completo;

• A espécie é herbívora, consumindo principalmente gramíneas ao longo das margens dos rios que habita; 

• A gestação dura 240 dias, nascendo um filhote, que pode pesar até 50 kg. O nascimento ocorre dentro da água e o filhote é amamentado por algumas semanas.

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

25/11/2018

3ª Caminhada Encantos do Wunderwald

Serão 12km de muita natureza, com muito ar puro, animais, e belezas naturais encantadoras.

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

30/11/2018

Volksfriends

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas, o maior encontro de SC!