8ª Pomerlamm Fest

Quinta-Feira, 18 de Agosto - Santa Catarina, principalmente o Médio Vale, é conhecida pela qualidade da gastronomia, que é divulgada amplamente em suas festas e restaurantes premiados. Uma das cidades que mais é reconhecida nesse quesito é Pomerode, onde ocorre no próximo fim de semana, de 17 a 20 de agosto, a 8ª Pomerlamm Fest – Festa do Borrego, no Pavilhão de Eventos. A festa vem crescendo a cada edição e a previsão dos organizadores é de que sejam recebidos cerca de 15 mil visitantes.

A festa é uma organização dos Criadores do Testo com o apoio da Associação Visite Pomerode. Um dos membros da organização, Edson Baehr, explica que a festa foi criada com o objetivo de preservar as tradições e apresentar ao público uma farta gastronomia típica com pratos a base de cordeiro e também algumas delícias da culinária alemã, como o salsichão e alguns tipos de linguiça. Haverá buffet típico todos os dias.

Os organizadores explicam que sempre participavam de festas pelo Estado e queriam ter algo semelhante em Pomerode, mas que incluísse atividades para toda a família. Foi desse desejo que surgiu a Pomerlamm Fest, a junção do nome Pomerode com lamm, que significa o borrego na Alemanha.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Borrego não é o filhotinho da ovelha, mas sim um carneiro, com idade entre sete e 15 meses. Baehr explica que a carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e muito consumida na Europa. Porém, ainda não muito conhecida pela qualidade do seu sabor no Brasil, por isso também a existência da festa: para apresentar essa iguaria gastronômica que pode ser preparada de diversas formas.

Atrações

Como o nome mesmo já diz, trata-se de uma festa e, por isso, terá atrações para todos. Para esse ano, as novidades estão no Concurso de Serrador de Serrote e de Chop no Balde. Além desses, também haverá o inusitado concurso de comedor de linguiça. Outra atração que promete agitar a Pomerlamm Fest é a Exposição de Gado Limousin, registrados na Associação Brasileira de Limousin (ABL). E para agitar a noite dos visitantes, estão programados alguns bailes: na sexta-feira com Garotos de Ouro, sábado com Corpo e Alma, e domingo com Banda Elyte.

Diferenças – de acordo com a idade, a carne apresenta algumas características:

Cordeiro: tem até sete meses de idade, independentemente do sexo. A carne é de textura lisa e sua coloração é rosada.
Borrego: o animal tem entre sete meses e 15 meses. A carne ainda é macia, mas a cor já é mais forte, avermelhada.
Capão: macho com mais de 15 meses, castrado ainda quando cordeiro. A coloração da carne é vermelha intensa.
Ovelha: fêmea adulta com idade acima de 15 meses.
Carneiro: macho adulto, não castrado, com idade superior a dois anos. A carne já não é mais tão atraente porque é mais dura, apresenta uma gordura amarelada e o sabor é mais acentuado. As carnes de ovelhas e de carneiros são mais utilizadas para o preparo de embutidos.

Serviço:

O que: 8ª Pomerlamm – Festa do Borrego
Quando: dias 17 a 20 de agosto
Onde: Centro de Eventos de Pomerode

Foto: Divulgação
Fonte: New Age Comunicação

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design