Pomerode
O ano inteiro

Escoteiros de Pomerode

Quarta-Feira, 04 de Maio - O Grupo de Escoteiros de Pomerode já existe há quatro anos, apesar do escotismo já existir no mundo há 109 anos. Em Pomerode, são cerca de 103 participantes, 81 crianças/adolescentes e 22 adultos voluntários. O grupo já conquistou pelo 3º ano consecutivo a eficiência de Grupo Padrão de Ouro, que premia os grupos de escoteiros do Brasil através de avaliações em diversas áreas. O grupo também recebeu o certificado de Qualidade Legal, que é conferido aos grupos que cumprem as exigências contábeis, financeiras e fiscais.

"Podem participar pessoas entre 7 e 120 anos. Dividimos os participantes em seções. As crianças de 7 a 10 anos participam da seção de Lobinhos, os Escoteiros de 11 a 14 anos, os Sênior, de 15 a 18 anos e os pioneiros de 19 a 21 anos, após esta idade podem se inscrever como adulto voluntário, recebendo a capacitação para poder instruir", explica Raphael Hoffmann, presidente do Grupo dos Escoteiros de Pomerode.

São inúmeras as coisas que os escoteiros aprendem, eles acampam, aprendem a fazer uma comida mateira, aprendem a trabalhar com cordas e nós, além das instruções sobre primeiros socorros. O Grupo também realiza reuniões semanais instruindo os jovens para a vida. Já aos sete anos de idade eles aprendem fazendo, trabalhando e cooperando com sua equipe, dividindo o pouco que tem. Para os adultos, a missão é informar e embutir valores que os ajudarão na formação do seu caráter.

Para o estudante Carlos da Costa, o que mais chama sua atenção são as atividades. "São atividades que não estamos acostumados a fazer em casa, são sempre coisas diferentes, os chefes sempre trazem atividades novas, brincadeiras mais ativas. Segundo a mãe de Beatriz, a filha ficou mais responsável. "Em questão de disciplina, em organização em casa, em responsabilidade com as coisas dela, da escola e nessa questão eu achei que foi bem válido e proveitoso", ressalta Sandra Mantau.

Os encontros são realizados todos os sábados, a partir das 14h30min, no final da Rua Alwin Blank - Centro: "Fazer o escotismo é para a criança fazer algo divertido e na verdade ela está sendo instruída e a cada momento ela está sendo avaliada, através de brincadeiras, nunca numa sala de aula, sentada em cadeiras. É uma instrução não formal e ela está recebendo estímulo o tempo todo, trabalhando em equipe o tempo todo", comenta o Presidente do Grupo, Raphael Hoffmann.

O Grupo de Escoteiro Pomerano, também planejou na semana passada diversas atividades envolvendo os integrantes. E, o presidente do grupo, Raphael, também falou na tribuna livre durante a sessão da Câmara de Vereadores de Pomerode, apresentando o grupo e as atividades realizadas e, destacou "o fundador do movimento, o inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, nos deixou vários livros e ensinamentos, dentre eles uma frase que praticamos sempre: ‘procure deixar o mundo um pouco melhor do que você encontrou''. É isso que estamos tentando fazer em Pomerode, melhorar a qualidade de vida e formar cidadãos exemplos, pois as crianças são sim, o futuro desta nação".

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.