Uma tradição centenária

Segunda-Feira, 04 de Abril - Uma tradição praticada na antiga Pomerânia e que ainda é mantida em Pomerode encantou moradores e até turistas na madrugada de sábado para o domingo de Páscoa. O Stüppen, também conhecido como Serenata de Páscoa, foi realizado na madrugada do domingo de Páscoa. A partir da meia noite, músicos acordam os visitantes e moradores em uma celebração à ressurreição de Cristo. Na celebração tocam-se três canções: uma para despertar a família, outra para fazê-la levantar e uma terceira para receber os músicos à porta. O Stüppen passou por hotéis e pousadas na manhã de domingo de Páscoa para acordar a comunidade, na tradicional celebração mantida com muita música e alegria.

Mario Millnitz, morador do bairro Testo Alto, é músico há 25 anos e a mais de duas décadas vira a madrugada levando música e alegria, anunciando que Jesus ressuscitou por bairros de Pomerode e de cidades vizinhas. "É uma tradição que eu vejo desde pequeno, quando me tornei músico. Logo começamos a levar adiante, é muito bom sentir a alegria das pessoas que nos recebem em suas casas na madrugada, muitos dizem que se a gente não vai, parece até que não é Páscoa, por isso vamos todos os anos", explica.

Atualmente Seu Mario forma um trio com mais dois amigos, que são pai e filho, Alcides e Evandro Manke. Neste ano visitaram cerca de 40 famílias em Pomerode e Massaranduba.

Outra banda que na madrugada visitou diversas famílias nos bairros Vila Itoupava, Braço do Sul, Treze de Maio Alto, Treze de Maio Baixo, Rio Bonito, Itoupava Rega e Wunderwald, nas cidades de Pomerode, Blumenau e Massaranduba foi a Banda Melodia Show, que visitou cerca de 40 casas, das 23h de sábado até às 8h de domingo. Os músicos, Rudinei Cicato, Tiago Mueller, Andre Hadlich, Luiz Adriano Selzlein, mantém essa tradição há nove anos.

A moradora do bairro Wundervald, Sarita Thaís, recebeu na casa de sua família seis grupos de Stibas e fala da alegria de receber os músicos e ver a tradição sendo cultivada. "Todas as noite de sábado de Páscoa eu fico em casa esperando ansiosamente pela visita deles, acordam a nossa, e muitas outras famílias com suas encantadoras serenatas para celebrar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo, é um momento de alegria e celebração para todos nós que amamos essa tradição", finaliza.

Foto: Divulgação
Fonte: Jornal de Pomerode

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design