Pomerode
O ano inteiro

Orquestra da Universidade de Greifswald 

Quinta-Feira, 03 de Março - Uma oportunidade inédita para moradores do Vale do Itajaí! Nos dias 8 e 9 de março a orquestra e o coro da Universidade de Greifswald (Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald), Alemanha, vai se apresentar em duas cidades da região: Pomerode e Blumenau.

A primeira cidade a receber a apresentação será Pomerode, no dia 8 de março, às 20h, no Teatro Municipal de Pomerode. No dia seguinte, dia 9 de março, será a vez de Blumenau, também às 20h, no Teatro Carlos Gomes. Os dois espetáculos têm entrada gratuita!

A apresentação

Nas duas noites, cerca de 60 músicos estarão se apresentando. O programa dos concertos prevê a interpretação de peças de compositores como Mendelssohn, Verdi, Grieg, Fasch e Haydn. Os músicos estarão em turnê, onde vão passar também por Rio de Janeiro e São Paulo. Na Alemanha, a orquestra e o coro da universidade são sucessos de público e crítica.

A apresentação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Pomerode, Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), Associação Visite Pomerode (AVIP), Instituto Goethe, Igreja Luterana do Brasil de Pomerode, Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) e Divisão de Cultura (DIC) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A Universidade de Greifswald

A Universidade de Greifswald é uma instituição de ensino superior alemã, localizada na cidade de Greifswald, na costa do Mar Báltico, no estado federal de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha, e foi fundada em 1456. É a quarta mais antiga universidade da Alemanha e uma das mais antigas da Europa.

A apresentação é uma das formas de estreitar os laços entre a região do Vale do Itajaí e a Alemanha, num intercâmbio de desenvolvimento pessoal, cultural e profissional, até mesmo parcerias de investimento. Desde fevereiro, três formandos da Universidade de Greifswald lecionam alemão nas escolas de Pomerode, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode.

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) também é parceira da Universidade de Greifswald. Ambas firmaram convênio que proporciona uma experiência inédita no Brasil. Trata-se do Projeto Vida e Saúde em Pomerode, que tem como objetivo acompanhar a evolução de doenças, identificar fatores de risco e formas de prevenção nas populações pomeranas. A proposta do projeto é atender a três mil moradores da cidade de Pomerode, com idade entre 20 a 79 anos.

O convênio entre a FURB e a Universidade de Greifswald foi assinado em 2014. Os exames são feitos nas dependências do Hospital Universitário da FURB, onde foi instalado o Centro de Diagnóstico do Projeto Vida e Saúde em Pomerode.

POMERODE
Data: terça-feira (8), às 20h
Local: Teatro Municipal de Pomerode - Pomerode
Entrada Franca

BLUMENAU
Data: quarta-feira (9), às 20h
Local: Teatro Carlos Gomes - Blumenau
Entrada Franca

Foto: Divulgação
Fonte: Giovana Pietrzacka | via FURB

AGENDA DE EVENTOS

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.