Pomerode
O ano inteiro

Zoo em prol da vida animal

Quinta-Feira, 19 de Novembro - O Zoológico de Pomerode recebe anualmente centenas de animais silvestres que sofrem acidentes por conta da interferência humana em seu habitat natural. São casos de atropelamentos, choque em redes elétricas, ataque por cães, entre outros.

Nas últimas semanas, o Zoo recebeu vários filhotes de diferentes espécies. Dois filhotes de bugio, um encontrado caído próximo a uma árvore e outro resgatado por moradores após a mãe ser morta por um cachorro. Dois tucanos-do-bico-verde atropelados, um gato maracajá, dois tigres d''água atropelados, um gavião com fratura na asa que já voltou a natureza, uma saracura com ferimento grave no pé e alguns passarinhos que se chocaram contra vidraças. A maioria dos animais são levados até o Zoo pela Polícia Ambiental ou através de moradores.

Os Médicos Veterinários Rafael Pagani e Renata Ardanás, do Zoológico de Pomerode, realizam os primeiros atendimentos para prezar pela vida dos animais, cada caso é tratado da forma mais adequada, conforme explicam. "Quando recebemos filhotes que são encontrados longe da mãe como é o caso desse filhote de Bugio que a mãe foi morta, o primeiro passo é alimentar e cuidar da temperatura ideal para ele ficar bem aquecido, e depois iniciamos os exames para saber se há algum ferimento ou doença a ser tratada. Quando o animal chega ferido por conta de acidente, ai o tratamento é outro. E é assim, cada caso é diferente, mas sempre prezando em salvar a vida desse animal", finalizam.

Após os tratamentos realizados pela equipe, os animais são encaminhados ao seu habitat natural ou para outras instituições de preservação como é caso dos Bugios encontrados essa semana, que após o tratamento no Zoo serão encaminhados para o Projeto Bugio, com sede em Indaial-SC.

O Biólogo do Zoo de Pomerode, Claudio Mass, enfatiza que é importante que a sociedade se conscientize em relação à frequência com que isso acontece, sendo isso consequência dos impactos causados pelos humanos, que muitas vezes esquecem que quem está invadindo a natureza e o habitat natural deles somos nós e que esse conflito acaba prejudicando e tirando a vida desses animais. "Muitas vezes passa despercebido dos humanos que a presença de uma rodovia, de redes elétricas, a manutenção de animais domésticos acabam impactando na fauna selvagem. Hoje as cidades estão cada vez mais invadindo as florestas e isso faz com que entre o deslocamento dos animais silvestres de uma mata para a outra ocorra esses acidentes. Existe uma estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas que mais de 450 milhões de animais silvestres são mortos em rodovias brasileiras por ano. Esse dado é alarmante e coloca cada vez mais em risco a preservação dessas espécies", explica.

A iniciativa vem da própria Fundação Hermann Weege, mantenedora do Zoológico. Claudio fala da importância desse trabalho realizado pela entidade. "Muitas pessoas acham que os zoológicos são locais que somente mantém animais para que as pessoas venham visitar, mas esta é uma ideia equivocada. A gente mantém animais de programas de conservação, pesquisa científica em parcerias com universidades, recuperamos esses animais feridos e devolvemos a seu habitat natural.

Recebemos animais desde o Oeste catarinense até o Litoral. Então, sem esse trabalho do Zoo esses animais iriam a óbito, pois são poucas as entidades que realizam esse trabalho no estado. E lembrando que todo esse tratamento é custeado com recursos da fundação arrecadados na bilheteria do Zoológico. Quando você visita o zoo você está ajudando a salvar esses animais, todo esse trabalho é feito devido ao compromisso ético e moral que o zoo tem com a fauna e a sua preservação", finaliza.

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

29/10/2017

10ª MEIA MARATONA POMERODE

Prova mais tradicional do calendário da Corre Brasil e conhecida como a Corrida mais alemã do Brasil.

11/11/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Weihnachtsfest - Festa de Natal que integra a tradição alemã com costumes do povo germânico.

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.