Nascem dois filhotes de macaco-barrigudo

Sexta-Feira, 23 de Outubro - Dois filhotes de macaco-barrigudo, espécie natural da Amazônia que corre risco de extinção, nasceram no zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí. Esta é a primeira vez que a reprodução deste tipo de animal ocorre em um parque de Santa Catarina. Agora, o zoológico passa a ter oito macacos barrigudos sob seus cuidados.

De acordo com Cláudio Hermes Maas, biólogo do Zoo Pomerode, os macacos têm pelo denso e com aspecto que lembra lã. O nome da espécie faz referência à alimentação dos animais, composta principalmente por brotos e folhas, o que deixa o abdômen maior.

A dieta dos macacos-barrigudos no zoológico também é composta por frutas, legumes, ração especial e proteína animal. Os dois filhotes, que nasceram há cerca de um mês, são de fêmeas diferentes. Um deles está agarrado à mãe desde o nascimento e, por isso, ainda não foi possível identificar o sexo. O outro está sob cuidados humanos:

— A mãe teve um problema e não amamentou, então tivemos que intervir e ela, que é uma fêmea, está recebendo aleitamento artificial. Para não se adaptar a ver o ser humano como um provedor, colocamos um bichinho de pelúcia com o qual ela fica agarrada para ter essa referência, como se fosse a mãe, e na hora de amamentar fazemos com que ela procure. Quando ela começar a comer outros alimentos, com cerca de quatro a cinco meses, vamos iniciar uma aproximação com a família.

Conservação da espécie

Maas afirma que os nascimentos dos dois filhotes são importantes para a conservação da espécie ameaçada. Ele conta que os pais são animais que eram criados de forma irregular, foram resgatados por órgãos ambientais na Amazônia e já não tinham condições de serem devolvidos à natureza.

— Eles são uma promessa. Hoje sofremos uma perda de biodiversidade absurda em todo o mundo. Esses nascimentos são fundamentais e sempre que fazemos a reprodução de uma espécie ameaçada estamos criando um banco genético fora do ambiente natural para conservar esse patrimônio e no futuro, se necessário, fazer a reintrodução desses animais no seu ambiente natural.

Foto: Divulgação / Zoo Pomerode
Fonte: clicrbs

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design