Pomerode
O ano inteiro

Encontro de Tornearia em Madeira

Quarta-Feira, 09 de Setembro -

O 4º Encontro de Tornearia em Madeira de Pomerode acontecerá nos dias 25, 26 e 27.09, nas dependências do Centro Cultural onde também está localizada a Escola de Tornearia de Pomerode (a única escola no Brasil que ensina a arte da tornearia).
 
Tornearia é um segmento da marcenaria que transforma um pedaço de madeira numa peça tridimensional, podendo ser um pote, um vaso, um prato, um castiçal, uma bacia além de peças da tradição alemã como Quebra-nozes, coelhos e outros animais, anjos e figuras do presépio.
 
O encontro está na sua quarta edição. Tem como objetivo divulgar a arte da tornearia, tornando-a mais popular, como um dia já foi. Mas com os avanços da tecnologia e a industrialização da madeira, acabou sendo esquecida ao longo dos tempos. Nesse encontro acontecem demonstrações de torneiros de outros estados como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Paraíba. Alunos de Pomerode também farão alguma demonstração.
 
Terá exposição de objetos torneados e o concurso de melhor peça da exposição. Esse concurso é dividido em modalidades e categorias como iniciante, intermediário e avançado tanto em objetos como em figuras.
 
O ponto alto do evento é a troca de experiência entre os apaixonados pelo trabalho em madeira.
Foto: Sandra Greuel
Foto: Sandra Greuel
Foto: Sandra Greuel
Fonte: Sandra Greuel

AGENDA DE EVENTOS

29/10/2017

10ª MEIA MARATONA POMERODE

Prova mais tradicional do calendário da Corre Brasil e conhecida como a Corrida mais alemã do Brasil.

11/11/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Weihnachtsfest - Festa de Natal que integra a tradição alemã com costumes do povo germânico.

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.