Nugali Chocolates

Sexta-Feira, 29 de Maio - O design foi o passaporte para a Nugali, com sede em Pomerode, ingressar no mercado de chocolates com marca própria. Fundada em 2004 por Ivan Blumenschein e a esposa Maitê Lang, a empresa começou fabricando o produto como matéria-prima para outras marcas (transformadores) em linhas mais especiais e por chefs, confeiteiros e pâtisseries. “O fato de produzirmos o nosso próprio chocolate sempre foi um diferencial, pois existem poucas empresas no país que fazem isso e nenhuma em Santa Catarina”, observa Blumenschein.

Após adquirir experiência, o casal decidiu levar o produto para o varejo, em 2006. Para isso, no entanto, era preciso desenhar embalagens que se destacassem nas gôndolas e traduzissem a qualidade superior do chocolate. “Por meio de um trabalho realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), conhecemos uma agência de design que entendeu bem a proposta da empresa e tivemos excelentes resultados, tanto que continuamos juntos após oito anos”, conta o proprietário. “Sem embalagens que transmitissem para o consumidor a mensagem correta, tenho certeza de que não teríamos alcançado sucesso no varejo”.

Ivan Blumenschein diz que o contato com as embalagens permite ao consumidor imaginar o que o produto Nugali tem a oferecer. “O design tem este papel de tentar traduzir para as formas e imagens a nossa filosofia. É uma busca, de certa maneira, de levar para os outros sentidos aquilo que o chocolate proporciona no paladar”.

Na filosofia da empresa, a palavra inovação tem um papel de destaque. A Nugali foi a primeira a fabricar no Brasil chocolates 70% cacau, em 2004, chocolates com 80% cacau, chocolates com cacaus brasileiros de origem única, dentre outras iniciativas pioneiras. Hoje, a empresa atende aproximadamente 450 pontos de venda no Brasil, e exporta para Emirados Árabes (Dubai), Argélia e Japão. “Temos conseguido manter índices de crescimento de aproximadamente 25% ao ano desde a fundação”, revela Blumenschein.

Na Bienal, a Nugali estará representada na Mostra Criação Catarina pelo produto Ovos Pintados, criação dos designers Jean Sanches e Jefferson Quint, da Fazdesign, inspirado na tradição alemã de pintar ovos na Páscoa, que é até hoje mantida em Pomerode. (MQ)

Início

O começo da Nugali é bastante curioso. Tanto Ivan quanto a sua esposa Maitê eram engenheiros e trabalhavam Embraer (SP). Na rotina, as viagens para fora do país eram constantes, bem como os pedidos de amigos por chocolates europeus, já que na época as importações ainda estavam limitadas. Foi a partir disso, que o casal chegou à conclusão de que havia espaço para fabricar no Brasil chocolates com o padrão de qualidade das melhores marcas europeias. E aí surgiu a Nugali.

Fonte: Revista O Empresário

Página Inicial

Nossa Pomerode

Agenda Completa

Notícias

Vídeos

Rota Gastrônomica

Aventuras Radicais

Festas Municipais

Hotelaria

Contato

É SÓ CURTIR

Curta a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Todos direitos reservados a Pomerode Online

Desenvolvido por D.M System & Design