Pomerode
O ano inteiro

A nova mamãe do Zoo Pomerode

Sua aparência é curiosa. Seu pescoço é alongado e seu pêlo, fino e longo, tem cores em tonalidades diferentes. É um animal muito tranquilo e doméstico. Uma de suas principais características, e pelo qual é muito reconhecida, é o seu hábito de cuspir. Já sabe de qual animal estamos falando, não é mesmo? A Lhama.


O Zoo Pomerode tem agora uma nova lhama filhote. Ela nasceu no dia 17 de abril, e desde então, vem fazendo a alegria dos visitantes. A gestação dura aproximadamente onze meses, e o filhote da lhama pesa, ao nascer, cerca de 11 kg. O biólogo Claudio Mass, do zoológico, conta que o desenvolvimento do filhote é rápido, assim como o de outros mamíferos. "Quando ele nasceu, nós o isolamos junto com a mãe por alguns dias. Depois, logo os colocamos para viverem em bando. Os adultos logo se acostumaram com a presença do filhote e então, eles vivem em harmonia", conta.


O biólogo explica ainda que as lhamas são animais muito tranquilos e convivem bem com os outros, entretanto, quando ficam irritadas, elas podem surpreender. "O mecanismo de defesa das lhamas é o cuspe, que tem um odor muito forte e que serve para intimidar os oponentes. Por isso, é sempre importante respeitar o animal", conta.


A mamãe da nova lhama do Zoo já é uma velha conhecida. Ela está no zoológico desde 2010 e já teve outros filhotes. "A lhama mãe já está conosco há alguns anos. Ela veio do Zoológico de Salete, quando ele fechou. Desde lá, ela já teve outros dois filhotes". 


As Lhamas habitam os arredores da Cordilheira dos Andes, em países como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador. São animais que foram domesticados há aproximadamente 4000 anos, sendo que hoje não são mais encontradas lhamas selvagens. Foram muito importantes para os povos incas, sendo que, na época, eram os únicos animais domesticados. Esse animal faz parte da mitologia andina.


São utilizados para produção de carne, couro e lã. Atualmente, as criações de lhama em cativeiro visam principalmente à produção de carne e a utilização para o transporte de carga, já que a alpaca produz lã mais longa e macia. A lã retirada das lhamas, sobretudo das fêmeas (uma vez por ano) é utilizada na fabricação de tecidos mais grosseiros.


Aliás, o transporte de carga é a maior utilidade dos lhamas, pois estes estão adaptados às grandes altitudes dos Andes, não sentem dificuldade em enfrentar as perigosas trilhas da cordilheira, viajam cerca de 40 km por dia e carregam até 50 kg de peso. Esse limite de peso impede que o lhama seja utilizado como montaria. O lhama, como ruminante que é, alimenta-se de capim e mato.

 

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

29/10/2017

10ª MEIA MARATONA POMERODE

Prova mais tradicional do calendário da Corre Brasil e conhecida como a Corrida mais alemã do Brasil.

11/11/2017

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Weihnachtsfest - Festa de Natal que integra a tradição alemã com costumes do povo germânico.

01/12/2017

VolksFriends 11

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas.

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.