Pomerode
O ano inteiro

Zoo Pomerode

Quinta-Feira, 23 de Outubro - O projeto de ampliação do Zoológico de Pomerode foi aprovado em reunião realizada com a Concidade, na última terça-feira, 14 de outubro. A área escolhida para ampliação está situada nos fundos do atual imóvel. Deste modo o empreendimento, que hoje ocupa área de aproximadamente 23 mil metros quadrados passará a ter área pouco maior de 75 mil metros quadrados, com orçamento previsto de R$ 20 milhões.

O projeto de ampliação contemplará pelos próximos 15 anos os recintos dos hipopótamos, elefantes, mangustos, zebras, girafas, waterbruck e impala, babuíno, suricate, mandril, lêmure e rinoceronte. Além da capineira, pantanal, bilheteria, setor administrativo e vias de circulação interna. Haverá também um auditório com capacidade para 156 pessoas, restaurante com 156 lugares, cinco lojas, além de estacionamento para 200 veículos e 10 ônibus.

A circulação entre os recintos e os demais espaços, bem como a interligação com as áreas existentes do parque será estabelecida por meio de paver, e um deck de madeira elevado 1,7 metro do terreno, será instalado nas áreas de preservação permanente do córrego que atravessa o imóvel.

O cronograma está dividido em seis etapas. Na primeira, que inicia-se ainda este ano, com previsão de término em 2015, será feita a preparação do solo, com a remoção dos brejos e materiais orgânicos impróprios, seguida pela aplicação de macadame nos locais onde serão implantados os recintos dos animais, além de ajustes na topografia do espaço. A segunda etapa deve ser realizada simultaneamente à primeira, com drenagem e tratamento nas margens do curso de água que atravessa o parque. Até março de 2015 será a vez da terceira etapa, com a execução do recinto dos elefantes, conforme processo do IBAMA número 02026.005399/2002-22. A quarta parte do processo será realizada até julho de 2015 com a execução do recinto dos hipopótamos conforme processo do IBAMA número 02026.005399/2002-22. Com início em 2015 e data prevista para finalização em 2016, a quinta etapa contempla o plantio de vegetação, com árvores de variados portes, em toda a área ocupada pela ampliação. De 2017 até 2029 será efetuada a sexta parte do projeto, na qual as demais estruturas serão finalizadas.

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.