Pomerode
O ano inteiro

4ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel

Segunda-Feira, 05 de Maio - A 4ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel está credenciado a Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), a qual é responsável pela divulgação das caminhadas no Brasil. Este projeto tem como premissas básicas à inclusão da agricultura familiar, a divulgação da cultura local e o contato com a natureza.  

As “Caminhadas” têm sua origem na Europa, onde são chamadas de Esportes Populares, podem ser praticadas individualmente ou coletivamente em todos os meses do ano. Os meios de locomoção são as caminhadas, ciclismo, cavalgada, natação. Com o intuito de contemplar o pitoresco cenário da localidade de Testo Alto e suas históricas casas enxaimeis, Pomerode se torna palco da quarta edição da Caminha Noturna na Rota do Enxaimel. Local da qual se encontra a maior concentração destas casas e da qual, titula Pomerode como sendo a cidade com o maior número de casas nesta técnica construtiva fora da Alemanha.

Quem pode participar?      

Crianças acompanhados de seus pais ou responsáveis
Jovens / Adolescentes
Melhor Idade
Portadores de necessidades especiais      

Atrações: 

O Circuito de Caminhadas em Pomerode tem por objetivo a interação da comunidade local e visitantes, com o legado cultural da colonização Alemã em Pomerode.  

Um ponto, em especial, faz da Caminhada Noturna um atrativo único: Trata – se de um evento que foi em 2009 o primeiro circuito noturno de caminhada, entre os mais de 200 circuitos existentes no Brasil e teve a participação de mais de 100 pessoas de Pomerode e região.    

Em 2012, aconteceu a 2ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel na qual, teve um público com mais de 250 participantes de Pomerode e região. Já a última edição da Caminhada Noturna obteve um público significativo, com mais de 500 participantes.   

Em Pomerode os participantes terão a oportunidade de apreciar as belezas naturais e culturais da localidade de Testo Alto, com destaque para:      
Iluminação valorizando o patrimônio arquitetônico local;
Reprodução do Fackelzug (cortejo de tochas), ao longo do trajeto;
Feira de Agricultura Familiar, com produtos típicos da Cidade mais Alemã do Brasil;
Apresentação de música típica, além, é claro, do direto contato com a natureza em uma das localidades mais belas e preservadas de Pomerode; Apresentação de Grupos Folclóricos compartilhando de seus costumes e tradições através da dança;
Passeio com o tradicional carro de mola; Café Colonial.      

O percurso tem em torno de 9 km, o posto de abastecimento aos participantes está montado estrategicamente no meio do trajeto, na rua Testo Alto defronte ao Clube de Caça e Tiro 15 de Novembro, onde será oferecido frutas e água.

Local de saída e chegada do Circuito:

O Posto de Controle (PC) será no Clube Água Verde (Rua Progresso, 3599), local onde será feito o credenciamento dos participantes, a Feira da Agricultura Familiar, as apresentação musical, culturais e na chegada os participantes terão suas cardenetas carimbadas (carimbo local e internacional).      

Modalidades:

Caminhada e Ciclismo.

Como participar:

 A participação na Caminhada é gratuita. Inscrições antecipadas no site da Secretaria de Turismo de Pomerode de 07 de maio a 11 de junho (até meio dia)  www.vemprapomerode.com.br . Outras informações imprensatur@pomerode.sc.gov.br.

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

10/01/2018

35ª Festa Pomerana

Festa Pomerana - Várias atrações esperam por você na Festa mais Alemã do Brasil! 

03/2018

Osterfest

Em março/abril, a cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.

07/2018

Festival Gastronômico

O festival gastronomico se destaca em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica.