Carnaval pomerodense

Carnaval são os três dias de folia que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim carna vale que significa dizer adeus à carne. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.

No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias, depois passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.

Hoje algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco O Galo da Madrugada que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade. Para quem pensa que Carnaval é sinônimo de folia brasileira, muito se engana, pois na Alemanha a data também é comemorada. Nos estados da região do Reno (Rheinländer), o Carnaval é largamente festejado, principalmente nas cidades de Colônia (Köln), Düsseldorf e Aschen.

E por que a Cidade Mais Alemã do Brasil não celebraria essa data? Com toda essa tradição, Pomerode não poderia ficar de fora da comemoração. Para marcar a data, o Opafolia acontecerá no dia 28 de fevereiro, a partir das 23h, no Clube Pomerode. A animação na noite ficará por conta da Banda Os Montanari. Os ingressos podem ser adquiridos na Farmalan, no Opa Boteco e no Jornal de Pomerode, ao custo de R$15,00.        

Fonte: Avipomerode

AGENDA DE EVENTOS

25/11/2018

3ª Caminhada Encantos do Wunderwald

Serão 12km de muita natureza, com muito ar puro, animais, e belezas naturais encantadoras.

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

30/11/2018

Volksfriends

Pomerode recebe no primeiro final de semana de dezembro o Volksfriends - Encontro de Fuscas, o maior encontro de SC!